Livro de Passatempos - Cientistas Negras: Brasileiras

 Lançamento do Livro de Passatempos 

Cientistas Negras: Brasileiras - Volume 1


Este livro surge da necessidade de darmos visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras e a assuntos correlatos. Trata-se do primeiro volume de uma série desta temática.

A publicação é uma ação do Projeto de Extensão Universitária "Meninas e Mulheres nas Ciências" vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.

Os passatempos que foram elaborados para este material são caça-palavras, desenhos para colorir e palavras cruzadas que versam sobre a trajetória e o protagonismo de cientistas negras brasileiras.

Os materiais foram idealizados e organizados pelas Professoras Doutoras da Universidade Federal do Paraná: Camila Silveira (Departamento de Química), Alessandra Souza Barbosa (Departamento de Física), Claudemira Vieira Gusmão Lopes (Setor Litoral), e pelas estudantes de Graduação: Jaqueline de Lima Ramos (Química), Mayara Cordeiro Brasil (Geologia), Raissa Herminia Jesus de Almeida (Química), e Liza Mohana Cavalheiro (Geologia). As ilustrações são de Marcelo Jean Machado, artista e estudante do Curso de Licenciatura em Física.

Com este livro esperamos contribuir para a Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas, Negras, Brasileiras, por meio de atividades lúdicas.

Entendemos que é importante tratar do tema neste formato como modo de informar por meio de uma linguagem que possa ser convidativa a diferentes públicos.

Desejamos contribuir, de alguma maneira, com a redução das injustiças sociais, por meio de uma educação científica humanizadora e que possa inspirar a nossa e as futuras gerações.


Para acessar o arquivo do livro, clique na imagem abaixo:




Comentários

  1. Ótimo recurso didático...Vivas ao escurecimento do conhecimento.
    Pedagogia antirracista e contracolonial nas escolas...

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa iniciativa. Recurso pedagógico valioso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Linda iniciativa, com certeza servirá de inspiração para muitas outras meninas pretas <3

    ResponderExcluir
  4. Muito bom divulgar para as crianças que temos cientistas negras

    ResponderExcluir

Postar um comentário