Livro de Passatempos - Mulheres Cientistas: Marie Curie

 

Lançamento do Livro de Passatempos - Mulheres Cientistas: Marie Curie


Em 2021, comemoramos os 110 anos do Prêmio Nobel de Química da cientista polonesa Marie Skłodowska Curie, grande personalidade da Ciência mundial. 


A partir deste marco simbólico, o Projeto de Extensão Universitária, Meninas e Mulheres nas Ciências, lança o livro de passatempos "Mulheres Cientistas: Marie Curie", no dia 18 de junho, em outra data festiva - Dia das(os) profissionais da Química.


A obra apresenta episódios importantes da vida de Marie, por meio de passatempos, com o intuito de humanizá-la ainda mais, superando a referência como a maior pessoa ganhadora de prêmios Nobel, nas áreas científicas, da História.


O livro traz vivências de sua infância, dos obstáculos encontrados para prosseguir com seus estudos, a mudança de país em busca de seus sonhos acadêmicos, as rotinas árduas como universitária, sua relação profissional e íntima com Pierre Curie, seus títulos, o nascimento de suas filhas, o aborto, a morte de seu marido, os prêmios Nobel, a cátedra na Sorbonne, sua atuação nos campos da Primeira Guerra Mundial, o romance com Paul Langevin, a amizade com Albert Einstein, a direção do Instituto do Rádio, a visita ao Brasil. Sua morte, em 1934. A família nobelística, seu sepultamento no Panteão de Paris, o Museu Curie e o seu legado para a humanidade.

Os passatempos encontrados nesta obra objetivam cativar o público para um mergulho nas múltiplas faces de Marie. O caminho escolhido é constituído de Caça-Palavras, Anagramas, Desenhos para Colorir, Criptogramas, Labirintos, Palavras-Cruzadas, Jogo dos Sete Erros e de Associação.


Para acessar o livro, clique na imagem abaixo:




O livro é de autoria de Camila Silveira, Ketlyn W. Borth, Clarice D. B. Amaral, Tatiana R. G. Simões, Liziê D. T. Prola e Glaucia Pantano. E as ilustrações são de Marcelo Jean Machado e Maria Jackeline Santos.

Esperamos colaborar com a divulgação e educação científica na perspectiva da equidade de gênero para a inclusão e transformação social.


As autoras

Comentários

Postar um comentário