Caça-Palavras 1: As cientistas e o novo coronavírus


As cientistas e o novo coronavírus

Você provavelmente já ouviu falar sobre o novo CORONAVÍRUS. Esse vírus é o responsável pela COVID-19*, essa doença que está fazendo o mundo todo PARAR. Mas por que é importante SEQUENCIAR o genoma desse vírus? Ou, em outras palavras, por que precisamos conhecer suas características?
GENOMA é o conjunto de genes que DETERMINA todas as características, de qualquer ser vivo. Ao sequenciar o genoma de um vírus podemos conhecer com precisão todas as suas características. Assim, ficamos sabendo como ele age e podemos pesquisar por REMÉDIOS e VACINAS para combatê-lo. E o mais legal disso tudo: foi um grupo de MULHERES que sequenciou o genoma do novo coronavírus pela primeira vez no BRASIL! Nas próximas semanas você conhecerá um pouco mais sobre essas e outras mulheres CIENTISTAS, aprenderá um pouco mais sobre o coronavírus e outras doenças e como se proteger!

*COVID vem da junção de COronarus e da palavra Doença (em inglês, Disease) e 19 corresponde ao ano em que foram relatados os primeiros casos da doença.

Vamos encontrar as palavras destacadas do texto no caça-palavras? Clique no link abaixo para jogar!


Comentários