Caça-Palavras 6: Vamos aprender mais sobre vírus?


Vamos aprender mais sobre vírus?

A palavra VÍRUS tem origem do Latim e significa fluído venenoso ou TOXINA. Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Isso significa que, assim como algumas bactérias que só sobrevivem dentro das CÉLULAS eucarióticas, os vírus dependem exclusivamente da célula de outro ORGANISMO para se reproduzirem. Uma outra relação de dependência que conhecemos é o mutualismo, existente entre algumas plantas, como as orquídeas, que precisam de FUNGOS para sobreviver. Os vírus são formados por uma cápsula de PROTEÍNA que envolve o material genético (DNA ou RNA). Os vírus não apresentam organelas, ou seja, são organismos acelulares que não possuem METABOLISMO próprio. É importante saber que o vírus só irá causar uma doença se ele estiver dentro de uma célula. Quando ele está fora dela é chamado de vírion e não provoca VIROSES. Existem muitos vírus conhecidos, como os vírus HIV, HPV, Influenza e os coronavírus.
Coronavírus são vírus de RNA que podem causar infecções respiratórias graves e/ou infecções do trato gastrintestinal. Os sintomas mais comuns são os de um resfriado: FEBRE, coriza, TOSSE e dor de garganta. Eles também podem causar pneumonia, principalmente em idosos e pessoas com problemas cardiovasculares ou com o sistema IMUNOLÓGICO comprometido.
Há sete tipos de coronavírus que infectam o homem, dentre eles o SARS*-CoV
(descoberto em 2002), o MERS**-CoV (2012 provocou a SÍNDROME respiratória do Oriente Médio) e o SARS-Cov-2 que é responsável por causar a infecção chamada de Covid-19.
A transmissão do coronavírus, geralmente, se dá por contato próximo de pessoa a pessoa, principalmente através de GOTÍCULAS que são liberadas quando uma pessoa tosse, fala ou espirra.
Por isso, use máscara!

*SARS – em inglês Severe Acute Respiratory Syndrome - Síndrome Respiratória Aguda Grave
**MERS - em inglês Middle East Respiratory Syndrome - Síndrome Respiratória do Oriente Médio

Vamos encontrar as palavras destacadas do texto no caça-palavras? Clique no link abaixo para jogar!

Comentários

Postar um comentário