Jane Addams, Nobel da Paz, 1931

Jane Addams: Prêmio Nobel da Paz, em 1931.
A primeira mulher americana a receber essa homenagem.

 



Bom dia time, tudo bem? 😎

Hoje eu vim contar, de forma breve, uma boa história sobre a ativista Jane Addams 😍, que viveu em Chicago, Illinois, entre os anos de 1860 e de 1935. A senhorita Jane, uma lendária feminista e internacionalista, conquistou o Prêmio Nobel da Paz em 1931, 4 anos antes do seu falecimento. 

Jane foi a oitava, de nove filhos do casal John e Sarah. Naquela época, como a situação era complicada, apenas cinco crianças sobreviveram à infância, sendo que a sua mãe morreu em trabalho de parto, quando Jane tinha apenas dois anos. Ainda assim, Jane cresceu com alguns privilégios, uma vez que o seu pai estava entre os cidadãos mais ricos da cidade. John era o dono de uma fábrica de sucesso e político local, e dentre os seus amigos estava Abraham Lincoln 😎.

Jane, apesar de ter crescido com valores cristãos liberais – onde em Rockford Female Seminary se formou em primeira de sua classe em 1881, isso tenha diminuído – também cresceu com um profundo senso de missão social, o qual floresceu significativamente. A senhorita Jane fez parte de uma nova geração de mulheres independentes com educação universitária, que os historiadores chamam de “Novas Mulheres”. Ela tentou estudar medicina nos seis anos seguintes, porém a sua saúde debilitada a prejudicou. Após isso, em uma viajem à Londres, com a sua amiga Ellen G. Starr, em 1888, Jane encontrou sua verdadeira vocação ao visitar a Toynbee Hall.


 

Foi em Toynbee Hall que Jane se deparou com um grupo de pessoas que trabalhavam para combater as causas e os impactos da pobreza em East London e em outros lugares. Com sede no East End desde 1884, este grupo oferece serviços de alta qualidade e oportunos, informados e moldados pelas experiências das pessoas com quem trabalham. Dentre os serviços prestados, estão os projetos de aconselhamento, projetos específicos para jovens e idosos e projetos de inclusão financeira, todos voltados para apoiar os membros da comunidade, não apenas em tempos de crise, fornecendo aos sujeitos da comunidade as habilidades e o apoio que precisam.

À luz dessa nova perspectiva, Jane prometeu trazer esse modelo de ajuda social para seu país – Estados Unidos –, o qual vivenciava seus primeiros anos de imigração e industrialização. Foi a partir disso que Jane e sua mesma amiga alugaram uma grande casa, na esquina das ruas Halsted e Polk, onde ambas se mudaram com o objetivo de “proporcionar um centro para uma vida cívica e social mais elevada; para instituir e manter empresas educacionais e filantrópicas e investigar e melhorar as condições nos distritos industriais de Chicago”.

As senhoritas Jane e Ellen fundaram a Hull-House e, a partir disso, começaram a discursar sobre as necessidades do bairro, localizado em uma área desfavorecida de Chicago, no lado oeste, pobre e industrial, da cidade. Alguns de seus objetivos eram de que as mulheres educadas compartilhassem os seus diversos conhecimentos, desde habilidades básicas até as artes e a literatura. Elas, no primeiro ano da Hull-House, convenceram famílias abastadas a ajudar, arrecadaram dinheiro, cuidaram de crianças e de doentes. Em seu segundo ano, a Hull-House recebia duas mil pessoas todas as semanas. Entre as suas atividades havia aulas do jardim de infância e de creche para os filhos das mães que trabalhavam; auxiliar na culinária e na aculturação para imigrantes, bem como realizar reuniões de clube para crianças mais velhas e para adultos à noite, estavam dentro dos objetivos da Hull-House que, mais tarde, tornou-se uma escola noturna.

Com o tempo, a reputação de Jane cresceu e, juntamente a isso, foi atraída para campos de maior responsabilidade cívica. Em 1905, Jane foi indicada para o Conselho de Educação de Chicago e, em seguida, tornou-se presidente do Comitê de Gestão Escolar. Três anos mais tarde, Jane participou da fundação da Escola de Cívica e Filantropia de Chicago e, em 1909, tornou-se a primeira mulher a presidente da Conferência Nacional de Caridade e Correções. Em sua área, Jane conduziu investigações sobre obstetrícia, suprimentos de leite e condições sanitárias e consumo de entorpecentes, chegando a aceitar o posto oficial de inspetora de lixo da Ala XIX, com um salário anual de mil dólares. Esta bela caminhada, fez com que Jane, em 1910, recebesse o primeiro diploma honorário concedido a uma mulher pela Universidade de Yale.

Em 1907, Jane publicou o seu livro Newer Ideals of Peace. Jane falou pela Paz em 1913, em uma conferência do Palácio da Paz em Haia, e nos dois anos seguintes, como palestrante pela Fundação Carnegie, Jane se expôs contra a entrada da América na Primeira Guerra Mundial. Jane, uma mulher feminista, aceitou as presidências do Women’s Peace Party (organização estadunidense) e do Congresso Internacional de Mulheres em Haia. Esse Congresso, mais tarde, acabou sendo denominado: Liga Internacional das Mulheres pela Paz e Liberdade, por onde a senhorita Jane foi presidente até 1929, e presidente honorária pelo resto de sua vida.

No seu livro, Peace and Bread in Time of War, em 1922, Jane contou que foi atacada publicamente pela imprensa por ser contra a entrada da América na guerra, porém ela conseguiu destinar os seus impulsos humanitários como assistente de Herbert Hoover no fornecimento de suprimentos de alimentos para as mulheres e os filhos das nações inimigas. Quatro anos mais tarde, após um histórico grande de problemas de saúde, Jane sofreu um ataque cardíaco, do qual nunca se recuperou por completo. Foi no dia 10 de dezembro de 1931, exatamente o dia em que Jane foi internada no hospital de Baltimore, que, em Oslo, o Prêmio Nobel da Paz foi concedido a ela. Jane morreu em 1935 e seu funeral foi realizado no pátio da Hull-House.

Por Rene Miguel e Everton Bedin



Um pouco mais sobre Jane Addams, você encontrará em:
LASCH, Christopher. The New Radicalism in America, 1889-1963: The Intellectual as a Social Type. London, Chatto & Windus, 1966.
ADDAMS, Jane. The Second Twenty Years at Hull-House: setembro de 1909 a setembro de 1929. Nova York, Macmillan, 1930.
ADDAMS, Jane. Newer Ideals of Peace. Nova York, Macmillan, 1907.

Referências
Chicago – Michals, Debra “Jane Addams.” National Women’s History Museum. 2017. Disponível em: www.womenshistory.org/education-resources/biographies/jane-addams.
OUR-WORK. Toynbeehall. Disponível em: https://www.toynbeehall.org.uk/our-work/>. Acesso em: 14 agosto. 2020
ADDAMS, Jane, Twenty Years at Hull-House, p. 112. Das Palestras Nobel, Paz 1926-1950, Editor Frederick W. Haberman, Elsevier Publishing Company, Amsterdã, 1972
ADDAMS, Jane – Facts. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2020. Disponivel em> https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1931/addams/facts/. Acesso em: 20 ago. 2020.

Comentários