Nelly Sachs, Nobel de Literatura, 1966



Nelly Sachs: Uma vida marcada pela intolerância religiosa, tornando sua obra literária intensa e marcante



Olá pessoal, que tal conhecer um pouquinho sobre a Nelly? Estão preparados?


    Leonie Sanchs, mas conhecida como Nelly Sanchs nasceu em Berlim – Alemanha, em dez de dezembro de 1891. De família rica e judia, foi educada por professores particulares, praticando também aulas de dança e educação musical, se entusiasmando pela dança expressiva Ausdruckstanz, queria até seguir a carreira de bailarina profissional, mas sua família não incentivou. Filha única de Margarethe e William Sachs, os quais foram super protetores, na biblioteca da família, Nelly dedicou-se a leitura dos clássicos e românticos alemães.

Nelly Sachs, em 1910.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Criada com influência da cultura burguesa alemã do fim do século, a primeira experiência de leitura incisiva foi o livro Gösta Berling da sueca Selma Lagerlöf (primeiro Prêmio Nobel feminino, em 1909) deste modo, a Sachs iniciou contato com a Lagerlöf, sendo estimulada a escrever sua primeira produção literária, o qual foi publicado em forma de livro em 1921, chamado de Legenden und Erzählungen (Lendas e Contos).
    O pai de Nelly Sachs faleceu em 1930. Nelly e sua mãe viveram em Berlim até 1940, momento em qual os judeus estavam sendo perseguidos e torturados por nazistas e elas estavam tentando fugir do caos que viviam na Alemanha. Nesse momento, Sachs contou com a ajuda da Lagerlöf para auxiliar nas negociações complicadas com a administração sueca, para possibilitar que Nelly e sua mãe pudessem imigrar para a Suécia, foi um momento perturbador, pois o visto chegou no mesmo dia que a ordem de apresentar-se para o transporte ao campo de trabalho forçado. Os demais integrantes de sua família, foram eliminados nos campos de extermínio. Mãe e filha, viveram em Estocolmo até o final de suas vidas. 
    Na Suécia a escritora viveu em um pequeno apartamento, traduzindo poemas, enquanto tristemente acompanhava o genocídio de seu povo. A intelectual Nelly Sachs escreve em um tom de profunda melancolia e amargura, sendo recorrentes em seus textos as imagens da sombra e do pó. Aos 55 anos, em 1947, publica In den Wohnungen des Todes (Nas moradas da morte), seu primeiro livro de poemas, que reúne trabalhos produzidos a partir de 1943. Em sua obra é perceptível como o extermínio do seu povo marcou seus escritos e sua vida. O livro se constitui de quatro ciclos de poemas: “Teu corpo em fumaça pelo ar”, “Orações para o noivo morto”, “Epitáfos escritos no ar” e “Coros depois da meia-noite”. 
    Nelly Sachs recebeu grandes prêmios, entre eles em 1957, recebeu o Prêmio de Literatura da Associação Lírica Sueca. Em 1960, o Droste-Preis, prêmio concedido a cada três anos a autoras de língua alemã. Em 1965, o Grande Prêmio dos Livreiros Alemães, e ao aceitá-lo, dado pelo país do qual fora obrigada a fugir, ela afirmou: "A despeito de todos os horrores do passado, eu acredito em vocês". Em 1966 Nelly Sachs, recebeu o prêmio Nobel, simultaneamente, com a o israelense Shmuel Yosef Agnon (1888-1970), sendo representantes de seus povos que infelizmente foram e ainda são julgados pela sua religião. 

Nelly Sachs, em 1966.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Podemos notar que a escritora começou a ser reconhecida somente nos anos sessenta, na última década de sua vida que já estava turvada por internações para tratamento de câncer e ataques psicóticos, de paranoia (advindos das perseguições nazistas), Nelly faleceu em Estocolmo, em 12 de maio de 1970.


E ai curtiram? Esperamos que sim (:

Até a próxima pessoal.

Por Débora Santos e Anelize Bahniuk


Curiosidade: A cidade alemã de Dortmund, possui um prêmio literário chamado Prêmio Nelly Sachs, concebido bianualmente. O prêmio tem com intuído reconhecer contribuições literárias significativas para a promoção do entendimento entre povos.


Referências:

- HELMUT, Galle. A poeta das “moradas da morte”. Sobre a obra lírica de Nelly Sachs Pandaemonium Germanicum. Revista de Estudos Germanísticos, Universidade de São Paulo, São Paulo. n. 10, 2006, pp. 89-112.
Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=386641444007
Acesso em: 30 set. 2020.
- Schuback, Marcia. A poética de Nelly Sachs.
Disponível em: https://abralic.org.br/downloads/revistas/1415577788.pdf
Acesso em: 30 set. 2020.

Pra saber mais:

- Fonseca, Celso. Nas moradas da morte: poemas de Nelly Sachs.
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4466410/mod_resource/content/1/Nelly%20Sachs%20tradu%C3%A7%C3%B5es.pdf#:~:text=O%20holocausto%20%C3%A9%20elemento%20deflagrador,produzidos%20a%20partir%20de%201943.

Comentários