Alva Reimer Myrdal Nobel da Paz, 1982

"A melhor forma de prevenir novas guerras é o desarmamento. E isso é possível."

Olá a todas e todos, que tal conhecermos sobre Alva Reimer Mydal? 

    Alva Reimer Myrdal nasceu em Uppsala – Suécia, em 31 de janeiro de 1902, ela estudou sociologia e pedagogia na Universidade de Estocolmo e dirigiu sua pesquisa para o campo da política social. Feminista e pacifista ativa, seus eixos de luta centraram-se nas crianças, mulheres e políticas de desarmamento. Em 1924 ela se casou com o economista sueco Karl Gunnar Mydal, cujo sobrenome ela adotou, mãe de Jan Mydal (nascido em 1927), Sissela Bok (nascido em 1934) e Kaj Folster (nascido em 1936).

   Alva Myrdal e seu marido Karl Mydal.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Em 1949, foi nomeada diretora do Escritório de Assuntos Sociais das Nações Unidas (ONU), cargo que ocupou por um ano. Em 1951, tornou-se chefe do Departamento de Ciências Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Entre 1955 e 1961, ela trabalhou como embaixadora do governo sueco na Índia, Birmânia e Sri Lanka.    
    Em 1962, ela ganhou uma cadeira no Senado sueco como representante do Partido Socialdemocrata e foi nomeada para chefiar a delegação sueca na Conferência para o Desarmamento realizada em Genebra. Em 1966 foi nomeada também ministra do gabinete consultivo para o desarmamento, cargo que manteve até 1973. 

Alva Myrdal
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Como ministra, Alva Myrdal se destacou por sua grande contribuição para a implementação de importantes reformas sociais e a defesa da igualdade das mulheres a partir de uma postura assumidamente feminista. Após sua aposentadoria da política ativa, Myrdal continuou a se comprometer com as causas do pacifismo, desarmamento e feminismo, por meio de conferências e publicações. Seus inúmeros escritos incluem Desarmamento, realidade e utopia (1965), Guerra, armamentismo e violência diária (1977), O jogo do desarmamento: a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a Rússia (1976) e Dinâmicas do desarmamento nuclear europeu (1981).
    Recebeu o Prêmio da Paz da República Federal da Alemanha (1970), o Prêmio da Paz Albert Einstein (1980), e em 1982 recebeu, junto com o político e diplomata mexicano Alfonso Garcia Robles, o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição ao movimento pelo desarmamento e controle de armas nas décadas de 1960 e 1970.

Alva Myrdal, 1966.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Myrdal foi co-autora do livro Crisis in the Population Question (da Crise na Questão da População, com Gunnar Myrdal em 1934). O escrito tem como intuito descobrir quais reformas sociais são necessárias para permitir a liberdade individual (especialmente para as mulheres), ao mesmo tempo que promove a gravidez e incentiva os suecos a ter filhos. O livro também detalhou a importância da responsabilidade compartilhada pela educação das crianças, tanto entre os pais quanto a comunidade, por educadores infantis treinados.
    No dia 01 de fevereiro de 1986, faleceu com 84 anos de idade em Ersta, Suécia. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Norra Begravningsplatsen em Estocolmo, Suécia.

Esperamos que tenham gostado do texto, até a próxima (;

Por Débora Santos e Anelize Bahniuk

Referência
- Vicente, Maria. La Premio Nobel Alva Myrdal, su proyecto social y su apuesta por la Paz. Nuevatribuna.es, 2019.
Disponível em:
https://www.nuevatribuna.es/articulo/global/premio-nobel-alva-myrdal-proyecto-social-apuesta-paz/20191128114509168618.html
Acesso: 03 nov. de 2020.

- Almeida, Vitor. Alva Myrdal – Biografia. Instituto Myrdal, 2015.
Disponível em:
https://institutomyrdal.wordpress.com/alva-myrdal/
Acesso: 30 out. de 2020.

Pra saber mais:
- Goldberg, Maren, Alva Myrdal: diplomata sueca. Britannica, 2020.
Disponível em:
https://www.britannica.com/topic/disarmament

Comentários