Madre Teresa - Agnes Gonxha Bojaxhi, Nobel da Paz, 1979

 Madre Teresa, a humanitária mais conhecida como “a santa das sarjetas”


        Considerada uma das maiores humanitárias do século XX, a freira e missionária Madre Teresa, conhecida na Igreja Católica como Santa Teresa de Calcutá, dedicou sua vida aos cuidados dos enfermos e pobres. Ela foi a fundadora da Ordem das Missionárias da Caridade, uma congregação católica romana de mulheres dedicada a ajudar os pobres e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento às suas grandes obras de caridade. 

Está curioso(a) pra saber mais sobre ela? Então venha com a gente! 

Fonte: Manfredo Ferrari; CC BY-AS 4.0 

        Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, atual capital da República da Macedônia. Sua mãe Dranafile Bojaxhiu e seu pai Nikollë Bojaxhiu, eram descendentes de albaneses e ele era um empresário que trabalhava como empreiteiro de construção e comerciante de medicamentos. Sua família era católica devota e Nikollë estava profundamente envolvido na igreja local, bem como na política da cidade como um defensor da independência albanesa. Quando Agnes tinha apenas oito anos, seu pai adoeceu repentinamente e morreu. Embora a causa da sua morte permaneça desconhecida, muitos especularam que inimigos políticos o envenenaram. Após a morte do pai, Agnes tornou-se muito próxima da mãe, uma mulher piedosa e compassiva que inspirou na filha um profundo compromisso com a caridade. 

     Agnes frequentou uma escola primária administrada por um convento e depois uma escola secundária estadual. Quando menina, cantava no coro local do Sagrado Coração e era frequentemente convidada a cantar solos. Foi aos 12 anos de idade que ela sentiu pela primeira vez um chamado para a vida religiosa e com 18 anos decidiu se tornar freira, ingressando no convento de Loreto em Dublin, Irlanda. Foi lá que recebeu o nome de Teresa, em homenagem à Monja Teresa de Lisieux (Santa Teresinha). 

        Um ano depois, Teresa viajou para Darjeeling, na Índia, para o período do noviciado – período de formação destinado às pessoas que se iniciam ao catolicismo. Posteriormente, ela foi enviada para Calcutá, onde foi designada para lecionar geografia e história no Colégio Saint Mary, uma escola administrada pelas Irmãs Loreto e dedicada a ensinar meninas das famílias mais carentes da cidade. Irmã Teresa se tornou fluente nas línguas Bengali e Hindi enquanto ensinava e se dedicava às meninas de Saint Mary. 

        Em 1937, fez a profissão perpétua para uma vida de pobreza, castidade e obediência e, como era costume das freiras de Loreto, ela assumiu o título de "Madre" ao fazer os votos finais, ficando conhecida como Madre Teresa. Ela então continuou a lecionar em Saint Mary e, em 1944, tornou-se a diretora da escola. 

        Em 1948 decidiu dar um novo rumo à sua vida deixando o convento de Loreto para trabalhar nas favelas de Calcutá afim de ajudar os mais pobres e doentes da cidade. Vestindo um sári azul e branco, ela transformou rapidamente seu chamado em ações concretas, começando com uma escola ao ar livre e estabelecendo um lar para os necessitados em um prédio dilapidado que convenceu o governo da cidade a doar para sua causa. Em 1950, ganhou o reconhecimento canônico para uma nova congregação, as Missionárias da Caridade, que ela fundou com um pequeno grupo de membros - a maioria deles ex-professores ou alunos da Escola Saint Mary. À medida que as fileiras de sua congregação aumentavam e doações chegavam de toda a Índia e de todo o mundo, o escopo das atividades de caridade de Madre Teresa se expandia extremamente. Anos mais tarde, o Papa Paulo VI conferiu o Decreto de Louvor às Missionárias da Caridade, o que levou Madre Teresa a se difundir internacionalmente. 

Madre Teresa segurando um menino de um orfanato de Calcutá. Fonte: Tullio Saba; Domínio Público. 

        Madre Teresa também viajou para a cidade de Nova Iorque em 1971 para abrir sua primeira casa de caridade com sede nos Estados, a Gift of Love (em uma tradução livre, Presente de Amor) uma casa de apoio às pessoas em estado terminal de AIDS. Anos mais tarde, retornou à cidade para fazer um pronunciamento no 40º aniversário da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

        Ela recebeu várias homenagens por sua incansável e eficaz caridade e foi premiada com a Joia da Índia, a mais alta honraria concedida a civis indianos, bem como a agora extinta Medalha de Ouro do Comitê de Paz Soviético da União Soviética. Em 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu trabalho "em levar ajuda à humanidade sofredora". 

        Apesar da grande admiração que Madre Teresa recebia das pessoas, sua vida e obras não passaram sem controvérsias. Alguns representantes do Vaticano se opuseram severamente à assistência tão generalizada feita por ela e muitos achavam que ela desobedecia às regras episcopais de cada localidade, ou mesmo aos clérigos responsáveis pelas paróquias espalhadas pela Índia. Apesar de ser considerada a “Mãe dos Pobres”, não faltavam críticos como Cristopher Hitchens e Richard Darukins, ambos escritores britânicos, que tudo fizeram para prejudicar a reputação de Madre Teresa com relação aos bens que lhe eram ofertados. 

      Madre Teresa foi canonizada santa em 4 de setembro de 2016, ocasião em que milhares de católicos e peregrinos de todo o mundo compareceram para celebrar a mulher que durante sua vida foi chamada de “a santa das sarjetas” por causa de seu trabalho de caridade com os pobres. Apesar da enorme escala de suas atividades de caridade e das milhões de vidas que ela tocou, até o dia de sua morte ela teve apenas a mais humilde concepção de suas próprias realizações. 

    A missionária sofria com agravamentos contínuos de sua saúde, incluindo problemas cardíacos, pulmonares e renais e em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos, faleceu. Na época de sua morte, as Missionárias da Caridade somavam mais de 4.000 mulheres missionárias - além de milhares de voluntários - com 610 fundações em 123 países ao redor do mundo! 

    Desde sua morte, Madre Teresa permaneceu sob os holofotes do público por seu compromisso inabalável em ajudar os mais necessitados, se destacando como uma das maiores humanitárias do século XX. Ela combinou sua profunda compaixão pelas pessoas com incríveis habilidades organizacionais e gerenciais que lhe permitiram desenvolver uma vasta e eficaz organização internacional de missionários para ajudar os pobres em todo o mundo. 

        E então, vocês curtiram conhecer um pouquinho da história desta admirável mulher? Esperamos que sim! Que sejamos solidários e altruístas como Madre Teresa. 



Abraços virtuais e até a próxima! 

Por Rayssa de Moura e Tatiana Simões 



"Por sangue, sou albanesa. Por cidadania, uma índia. Por fé, sou uma freira católica. Quanto à minha vocação, pertenço ao mundo. Quanto ao meu coração, pertenço inteiramente ao coração de Jesus." 

Madre Teresa. 

Infográfico: Rayssa de Moura 

CURIOSIDADES:

● Em 1973, Madre Teresa foi agraciada com o Prêmio Templeton. Ele é entregue a uma pessoa que, na opinião dos juízes, fez uma contribuição excepcional para a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja através de uma introspecção, descoberta ou trabalhos práticos. O valor monetário do prêmio é ajustado de maneira que exceda o montante dado pelo Prêmio Nobel, uma vez que Templeton sentia que a "espiritualidade era ignorada" nos prêmios Nobel.

● A vida de Madre Teresa foi tema de filme-documentário em 1969 e do livro “Algo bonito por Deus” (1971) de Malcolm Muggeridge. Em 2003 sua vida foi tema de uma minissérie da televisão italiana estrelado por Olivia Hussey, uma atriz britânica de grande prestígio.

● O funeral de Madre Teresa foi um acontecimento de estado, com a presença de representações de vários países, chefes de estado e da realeza. As televisões transmitiram a cerimônia para todo o mundo! O corpo de Madre Teresa foi transportado em longo cortejo no mesmo veículo que transportara os corpos de Mahatma Gandhi e Nehru.


VOCÊ PODE ENCONTRAR MAIS SOBRE MADRE TERESA EM:
http://espiritismoeluz.org.br/seareiro/seareiro_10_2010.pdf Seareiro. Grandes Pioneiros: Madre Teresa de Calcutá, p. 3-8. 2010. Acesso em 21 de outubro de 2020.

FILME: The Letters (2014). O filme retrata a história de Madre Teresa e apresenta alguns fatos sobre a troca de confidências por meio de cartas, que ela fez com o Padre e amigo Celeste van Exem.

REFERÊNCIAS:
https://www.biography.com/religious-figure/mother-teresa

https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1979/teresa/facts/

http://hospitaldocoracao.com.br/wp-content/uploads/2016/01/MADRE-TERESA-DE-CALCUT%C3%81.pdf









Comentários

  1. Amei conhecer mais sobre essa grande mulher, belo exemplo.
    Excelente texto, parabéns as escritoras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário