Mairead Corrigan, Nobel da Paz, em 1976



Qual a relação entre Católicos Romanos, Protestantes e o Muro da Paz com Mairead?

 

Figura 1: Mairead Maguire

Mairead Corrigan, igualmente conhecida como Mairead Maguire, nasceu em janeiro de 1944, em Belfast, na Irlanda do Norte. Mairead, aos 32 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. O seu trabalho pela paz ficou conhecido por ter sido uma solução não violenta para o conflito étnico e político na Irlanda do Norte - um prêmio que ela compartilha com Betty Williams. Segundo relatos de Mairead Corrigan, ela viveu durante The Troubles (Os Problemas, tradução nossa), na cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, em uma área profundamente imersa em um violento conflito étnico e político por mais de 30 anos. “Os Problemas” começaram em 1969, e nos trinta anos seguintes mais de 3.500 pessoas foram mortas, e milhares ficaram feridas.

Figura 2: Irlanda do Norte

Na infância, Mairead, de família humilde e pobre, cresceu em Belfast. Na juventude, Mairead ganhou a vida como secretária e se dedicou muito ao trabalho de caridade na Organização Assistencial Católica - Legião de Maria -, onde se envolveu em um trabalho social voluntário com crianças e adolescentes de vários bairros de sua cidade natural. Esta vivência possibilitou a Mairead, além de uma experiência humana, uma base para desenvolver a Peace People (Povo da Paz), posteriormente chamada de “Comunidade de Paz”, onde é cofundadora juntamente com Betty Williams, com sede em Belfast, Irlanda do Norte.

Figura 3: Mairead Maguire

Para iniciar a trajetória sobre a vida de Mairead, é necessário entender como estava o contexto político e étnico na Irlanda do Norte e na região que interage diretamente com ela, Reino Unido. 

Na época, havia um conflito político e religioso, no qual morreram mais de 3500 pessoas, entre o governo predominantemente protestante do Reino Unido (legalistas) e aqueles que favoreciam uma união com a república predominantemente católica da Irlanda (republicanos), que ficou conhecido como The Troubles (Os Problemas). Para compreensão, a maioria protestante da província britânica defendia a permanência como parte do Reino Unido, enquanto que os católicos queriam a reunificação com a República da Irlanda.

Em 1970, o Exército Provisório Republicano Irlandês apareceu como um grupo armado, iniciando uma campanha de atentados contra os militares. Porém, no outro lado, os paramilitares protestantes respondem ao conflito e, por consequência, surgiu um muro (denominado peacewall, Muro da Paz, tradução nossa) entre as comunidades. O peacewall é uma divisão na Irlanda do Norte que separa os católicos predominantemente republicanos e nacionalistas dos bairros protestantes predominantemente lealistas e unionistas. O muro foi construído em áreas de interface urbanas em Belfast, Derry, Portadown e em outros lugares. O propósito declarado das linhas de paz era minimizar a violência entre os católicos (a maioria dos quais são nacionalistas que se identificam como irlandeses, que lutavam em favor da independência ou da integração da província com a República da Irlanda) e os protestantes (cuja maioria era unionista que se identificava como britânicos, que lutavam em favor de preservar os laços com a Grã-Bretanha).

Figura 4: O Muro da Paz ao longo do Cupar Way em Belfast, visto do lado predominantemente protestante. Licença: CC BY 2.0

Muros iguais a este ainda hoje existem.

 Em 1976, ocorreu um trágico episódio. Betty Williams (mulher com quem no futuro, Mairead dividiu o Nobel), testemunhou um incidente. Uma perseguição ao carro fugitivo do Exército Republicano Irlandês Provisório (IRA, sigla em Inglês), o qual foi alvejado pelas autoridades britânicas. Quatro pessoas foram atingidas pelo carro, dos quais, três filhos de Ann Maguire – irmã de Mairead – morreram e somente Ann sobreviveu. Porém, devido a depressão por sua perda, Ann se suicida. Em poucos dias, Mairead e Williams denunciaram publicamente a violência e apelaram à oposição em massa.

A partir deste fato, foram organizadas marchas de protesto e outras manifestações de apoio ao movimento de mulheres católicas e protestantes. Um tempo depois, o Povo da Paz (posteriormente também chamado de Comunidade da Paz) foi fundado com base na ideia de que a reconciliação genuína e a prevenção de violências futuras eram possíveis, principalmente pela integração de escolas, áreas residenciais e clubes de atletismo. Essa organização também forneceu serviços de ida e de volta para as famílias dos prisioneiros de Belfest. “Posteriormente, a Comunidade da Paz se tornou uma organização não governamental de influência internacional, dedicada a construir um mundo pacífico no qual os mais elevados padrões de direitos humanos e civis são mantidos.” À luz de seus esforços, Williams e Maguire receberam o Prêmio Nobel da Paz em 1976.


Após o Prêmio Nobel até atualmente

Maguire assumiu uma agenda mais global, abordando uma série de questões sociais e políticas de todo o mundo. Em 2006, Williams e Maguire, junto com outras ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz, como Shirin Ebadi, Jody Williams, Wangari Maathai e Rigoberta Menchú, fundaram a Iniciativa Nobel das Mulheres para promover a paz, a justiça e os direitos das mulheres.

Figura 5: Nobel Womens Initiative. Fonte: Página da Iniciativa Nobel das Mulheres no nobel womens initiative

Em sua missão de promover a paz e a justiça de forma não violenta, Mairead viajou para mais de vinte e cinco países em todo o mundo. No decorrer de seu trabalho, ela se encontrou com líderes mundiais como o Papa João Paulo II, a Rainha Elizabeth II e o presidente Jimmy Carter.

Por Rene Miguel e Everton Bedin



QUER LER MAIS SOBRE? ACESSE
Estado de Minas; Internacional; Breve história do conflito na Irlanda do Norte
Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2018/04/09/interna_internacional,950193/breve-historia-do-conflito-na-irlanda-do-norte.shtml>
Iniciativa Nobel das Mulheres: https://nobelwomensinitiative.org/

Referências:
Peace People, Biography of Mairead Maguire; Encyclopædia Britannica;
Disponível em: https://www.britannica.com/contributor/Mairead-Maguire/7764258
Iniciativa Nobel das Mulheres; Disponível em: https://nobelwomensinitiative.org/
Mairead Maguire – Facts. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2020. Sun. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/peace/1976/corrigan/facts/
Iniciativa Nobel das Mulheres: https://nobelwomensinitiative.org/

Comentários