Toni Morrison, Nobel de Literatura, 1993

A primeira Mulher Negra a receber o Prêmio Nobel

 

 
Toni Morrison

E ai galera, que tal um pouco de história?

Toni Morrison nasceu em 18 de fevereiro de 1931, nos Estados Unidos, e morreu em 5 de agosto de 2019, aos 88 anos, em seu país de origem. Morrison foi autora de 11 romances, além de livros infantis e coleções de ensaios. Suas obras abordavam, com ênfase, o tema afro-americano.
Morrison nasceu em uma família de classe trabalhadora, onde, por meio das histórias de seu pai – histórias retiradas da tradição afro-americana –, desenvolveu um interesse particular pela literatura, sendo as passagens ouvidas de seu pai elementos de sua própria escrita.
Em 1964, Morrison trabalhou como editora de livros e, logo após, em 1970, estreou como autora romancista, sendo o livro de estreia “O olho mais azul” (tradução nossa). Desde então, Morrison acabou dividindo o seu tempo de autora com o de mãe solteira de dois filhos pequeninos, frutos de seu casamento com Harold Morrison.

Toni Morrison, durante a sua vida, permeou grande parte de seu trabalho sobre afro-americanos; em especial o tema aborda desde a sua história de vida até a sua situação no tempo atual. Suas obras frequentemente retratam circunstâncias difíceis e as faces ruins da humanidade, transmitindo integridade e redenção. Aqui, é válido lembrar que nessa época, em meados das décadas de 70 e 80, nos Estados Unidos, falar sobre causas negras por meio da arte era tabu.

Entre as suas grandes obras, estão elencadas, em 1973, "Sula" – retorno de uma jovem, agora uma escandalosa tentadora, para a sua cidade natal no meio-oeste, bem como o ostracismo que ela enfrenta – que rendeu à Morrison indicação ao National Book Award, Tar Baby, de 1981, onde a escritora trouxe embates raciais, sociais e sexuais. A obra “Canção de Salomão” – uma menina é chamada de Pilatos pelo pai, que “folheou a Bíblia e, como não conseguia ler uma palavra, escolheu um grupo de letras que lhe pareciam fortes e bonitas” – recebeu o National Book Critics Circle Award em 1977. E, a obra “Amada” – o espectro de uma criança assassinada passa a residir na casa de seu assassino – inspirada em fatos reais, ganhou o Prêmio Pulitzer (um dos principais prêmios literários estadunidenses) em 1988, sendo considerada, pelo jornal The New York Times, o melhor romance americano nos últimos 25 anos.

É possível acompanhar em português, por meio do grupo Companhia das Letras, os seguintes livros de Morrison: "Paraíso", "O olho mais azul", "Amor", "Amada", "Quem leva a melhor?" (infantil, em coautoria com Slade Morrison), "Jazz", "Compaixão", "Voltar para casa" e "Deus ajude essa criança". Em todo o trabalho de Morrison percebe-se elementos fortíssimos que se aglutinam em torno de sua preocupação permanente com a escravidão e seu legado, daí a importância de ler um pouco as obras de Morrison, bem como entender sobre elas.

Quando Morrison foi receber o Nobel de Literatura, em 1993, a Academia Sueca citou seus romances caracterizados pela força visionária e importância poética, por meio dos quais ela deu vida a um aspecto essencial da realidade americana. Nesta ocasião, Morrison fez um discurso que encantou a todos: “Nós morremos. Esse pode ser o significado da vida. Mas nós fazemos linguagem. Essa pode ser a medida de nossas vidas.
A maneira como Morrison, a laureada com o Nobel de Literatura, cujo best-seller explorou a identidade negra na América – e em particular a experiência muitas vezes esmagadora das mulheres negras – por meio de uma prosa luminosa e encantatória que se assemelha a de nenhum outro escritor em inglês (LUX, 2019), revela as histórias de vidas individuais, transmite visão, compreensão e empatia por seus personagens. A técnica narrativa única de Morrison foi desenvolvida em cada novo trabalho.

Por Rene Miguel e Everton Bedin


PARA SABER MAIS:

1) Cinco livros essenciais da escritora Toni Morrison, disponível em:
https://www.revistaprosaversoearte.com/cinco-livros-essenciais-da-escritora-toni-morrison/
2) Primeira escritora negra a vencer o Prêmio Nobel, há 20 anos, fala ao Hoje em Dia, disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/primeira-escritora-negra-a-vencer-o-pr%C3%AAmio-nobel-h%C3%A1-20-anos-fala-ao-hoje-em-dia-1.267730

REFERÊNCIAS:
1) Toni Morrison - Fatos. NobelPrize.org. Nobel Media AB 2021. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1993/morrison/facts/. Acessado em: 5 jan. 2021.
2) FOX, Margalit. Toni Morrison, Novelista Elevada da Experiência Negra, Morre aos 88. Nytimes. Disponível em: https://www.nytimes.com/2019/08/06/books/toni-morrison-dead.html. Acessado em: 5 jan. 2021.

Comentários