Linda Brown Buck, Nobel de Medicina ou Fisiologia, 2004

 LINDA BUCK: A CIENTISTA QUE DESVENDOU COMO SENTIMOS O CHEIRO DAS COISAS


Olá, estimados leitores e leitoras, como estão? Antes de iniciar a nossa viagem de hoje, gostaríamos de fazer uma pergunta: vocês, alguma vez, já pensaram na importância do sentido do olfato nas nossas vidas? É ele que permite que sintamos o cheiro agradável do almoço de domingo, mas também nos alerta, com um odor que gera repulsa, quando um alimento está estragado, por exemplo. Além disso, o olfato também nos serve de alerta em situações de perigo, como um vazamento de gás e até mesmo um incêndio. Interessante, não é mesmo? Pois bem, esse sentido intrigou os cientistas por muito tempo, afinal, como é que nós conseguimos sentir o cheiro das coisas, e mais do que isso, diferenciar o odor de moléculas que têm estruturas muito parecidas? Foi essa a questão que Linda Buck, uma bióloga estadunidense, buscou responder ao realizar seu trabalho de pesquisa, que lhe rendeu um Prêmio Nobel. Então, vamos conhecer essa história!


Linda Brown Buck nasceu em 29 de janeiro de 1947, na cidade de Seattle – Washington, nos Estados Unidos. Desde cedo, ela teve influências dentro de casa que plantaram nela as sementes para a afinidade pela ciência: a mãe amava desvendar quebra-cabeças e o pai, engenheiro elétrico de profissão, gostava de passar muito tempo inventando e construindo coisas no porão. Com os pais, aprendeu a pensar independentemente e ser crítica das próprias ideias, o que influenciou, mais tarde, seu trabalho como cientista.

Linda sempre quis ter uma carreira profissional na qual pudesse ajudar outras pessoas e, por isso, quando estava na Universidade de Washington decidiu se graduar em psicologia. Porém, com o tempo, seus interesses foram se expandindo e após cursar uma disciplina de imunologia, a qual achou fascinante, ela decidiu se tornar bióloga. Então, em 1975, graduou-se Bacharela em ambos os cursos. No mesmo ano, mudou-se para Dallas – Texas para iniciar uma pós-graduação no Departamento de Microbiologia da Universidade do Centro Médico do Texas, no recém criado Departamento de Imunologia. Lá, trabalhou com a professora Ellen Vitetta, obtendo o título de Doutora em Imunologia, em 1980.

No mesmo ano, ainda na linha de pesquisa de imunologia, a bióloga decidiu ir para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, para realizar um trabalho de pós doutorado com o professor Benvenuto Pernis. O interesse dela sobre mecanismos que ocorrem em sistemas biológicos se ampliou e ela decidiu que deveria aprender as técnicas recém desenvolvidas de biologia molecular, para que pudesse estudar melhor esse tema. Para tal, ela se mudou para o laboratório de Richard Axel, um cientista que realizava trabalhos na área de neurociência, também na Universidade de Columbia. Inicialmente, Linda realizou estudos sobre o sistema nervoso de um organismo modelo, o caracol marinho Aplysia. Neles, ela encontrou diversos desafios científicos que aumentaram seu conhecimento em biologia molecular e afiaram as suas habilidades de pesquisadora.


Linda Buck discursando no simpósio do 5º aniversário do Instituto Nacional da Surdez e Outros Distúrbios da Comunicação (NICDC), em 1993 / Fonte: Instituto Nacional da Saúde dos Estados Unidos; Domínio Público


Perto do fim do projeto com o caracol marinho, a pesquisadora leu um artigo que mudou a vida dela: uma publicação do grupo de Solomon Snyder, da Universidade Johns Hopkins, que discutia potenciais mecanismos relacionados à detecção de odores. A doutora Buck ficou fascinada com o fato de que o olfato humano pode identificar 10.000 ou mais diferentes substâncias químicas e reage completamente diferente a compostos que são muito parecidos a nível molecular. Para ela, esses mecanismos representavam um enorme quebra-cabeça e o primeiro passo para resolvê-lo era determinar como os odores são inicialmente detectados no nariz, ou seja, encontrar receptores de odor. Em 1988, ela iniciou essa busca e, após diversas abordagens e adaptações das técnicas de biologia molecular, identificou a família de genes receptores de odor, publicando, juntamente com Richard Axel, suas descobertas em 1991. No mesmo ano, Linda se mudou para Boston, para ser professora no Departamento de Neurobiologia da Escola de Medicina de Harvard, recebendo suporte para montar seu próprio laboratório. Em 1994, ela se tornou pesquisadora do Instituto de Medicina Howard Hughes, que também financiou seu trabalho. Além disso, conheceu Roger Brent, um colega biólogo que se tornaria seu companheiro de vida, com o qual se casou em 2006.

Após a descoberta dos receptores de odor, ou seja, de como o olfato detecta os cheiros, a doutora Buck queria aprender como os sinais desses receptores eram organizados no cérebro para gerar as percepções de odor. A pesquisa, realizada com a colaboração de um grupo de estudantes de pós graduação e doutores, indicou qual seria a organização dos neurônios que detectam odorem nas diversas estruturas que fazem parte do caminho do olfato, incluindo o epitélio olfatório, o bulbo olfatório e o córtex olfatório (esquema abaixo). O grupo também pesquisou como as famílias dos receptores de odor codificam as identidades de diferentes odorantes (moléculas de odor). Os estudos demonstraram que a família de receptores de odor é usada de maneira combinatória, isto é, a combinação de diferentes receptores de odor leva a codificação de um odor específico. Os resultados dessas pesquisas foram publicados entre os anos de 1993 e 2001.



Fonte: Adaptado de Buck, Linda B. (2004)

Linda desejava retornar à sua terra natal, para ficar mais perto de seu parceiro, Roger, que morava em Berkeley – Califórnia, e da família e amigos. Por isso, em 2002, mudou-se para Seattle para ser um membro da Divisão de Ciências Básicas no Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson e professora no Departamento de Fisiologia e Biofísica na Universidade de Washington.


Linda Buck / Fonte: Royal Society Uploader; CC BY-SA 4.0


Em 2004, juntamente com Richard Axel, Linda Buck foi laureada com o Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina, por suas “descobertas dos receptores de odor e da organização do sistema olfatório”. Desde então, a bióloga continua trabalhando nas instituições de Seattle, explorando os mecanismos envolvidos na percepção de odor, além de investigar os circuitos neurais relacionados a comportamentos inatos, como medo, apetite e reprodução.


Algumas curiosidades sobre Linda Brown Buck...

O Prêmio Nobel foi apenas uma das inúmeras honrarias que Linda Buck recebeu, em decorrência da expressividade do trabalho científico que desenvolveu ao longo da sua carreira. Dentre as premiações com as quais foi agraciada estão:

  • 2003: Prêmio Internacional da Fundação Gairdner, que anualmente é concedido por descobertas ou contribuições fundamentais em ciências médicas (aliás, o agraciado com esse prêmio é tradicionalmente considerado um potencial laureado do Nobel!);

  • 2003: Prêmio Perl/UNC em Neurociência, concedido pelo reconhecimento de descobertas notáveis em neurociência;

  • 1997: Prêmio Lewis S. Rosential, pelo trabalho notável em pesquisa médica básica;

  • 1996: Prêmio R. H. Wright, em pesquisa olfatória;

  • 1996: Prêmio de Ciência Unilever, por descobertas significativas para a ciência;

  • 1992: Prêmio do Sentido do Olfato, da Fragrance Foundation, um braço da indústria internacional de fragrâncias;

  • 1992: Prêmio LVMH Moet Hennessy Louis Vuitton Ciência para Arte, pelo impacto do trabalho sobre criações artísticas;

  • 1992: Prêmio Takasago, pela pesquisa sobre o olfato.

Além disso, a cientista recebeu graus honorários de Doutora em Ciências de diversas universidades: Universidade Ben Gurion, Universidade College London, Universidade de Harvard e Universidade Rockefeller, dentre outras honrarias.


Esperamos que vocês tenham gostado da viagem de hoje, estimados leitores e leitoras. Cuidem-se e até a próxima!


Marcia Gabriela Pianaro Valenga

Tatiana Simões





Você pode encontrar um pouco mais sobre Linda Buck em...


  • Entrevista transcrita e com vídeo “Pioneering Neurobiologist

Em entrevista concedida à Academy of Achievement, Linda Buck fala sobre a sua trajetória como cientista e a pesquisa que lhe rendeu um Prêmio Nobel.

Ela pode ser vista na íntegra no link: https://achievement.org/achiever/linda-buck/#interview


  • Transcrição de palestra “Unraveling the sense of smell

O documento traz a transcrição da fala proferida por Linda B. Buck ao receber o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 2004, com detalhes da pesquisa que lhe rendeu a honrária.

Ele pode ser lido na íntegra no link: https://assets.nobelprize.org/uploads/2018/06/buck-lecture.pdf


  • Site “Buck Lab

No site do grupo de pesquisa de Linda Buck, no Instituto Fred Hutch, pode-se encontrar informações sobre as pesquisas sendo realizadas, pessoas que já fizeram parte ou integram o grupo, publicações, dentre outras informações.

Ele pode ser acessado pelo link: https://research.fredhutch.org/buck/en.html



Referências

BUCK, LINDA B. Unraveling the sense of smell. Nobel Lecture, 2004. Disponível em: https://assets.nobelprize.org/uploads/2018/06/buck-lecture.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.


File:Dr Linda Buck ForMemRS.jpg. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Dr_Linda_Buck_ForMemRS.jpg. Acesso em: 25 jan. 2021.


File:Linda-Buck-1993.jpg. Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Linda-Buck-1993.jpg. Acesso em: 25 jan. 2021.


LINDA BUCK – Biographical. The Nobel Prize. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/medicine/2004/buck/biographical/. Acesso em: 25 jan. 2021.


LINDA BUCK – Biography. Academy of Achievements. Disponível em: https://achievement.org/achiever/linda-buck/. Acesso em: 25 jan. 2021.


LINDA BUCK. Famous scientists – The Art of Genius. Disponível em: https://www.famousscientists.org/linda-buck/. Acesso em: 25 jan. 2021.


LINDA BUCK – Interview. Academy of Achievements. Disponível em: https://achievement.org/achiever/linda-buck/#interview. Acesso em: 25 jan. 2021.


LINDA BUCK – Profile. Academy of Achievements. Disponível em: https://achievement.org/achiever/linda-buck/#profile. Acesso em: 25 jan. 2021.




Comentários