Herta Muller, Nobel de literatura, 2009.

 



Herta Müller, uma mulher contra a censura

Hoje vamos conhecer a Herta Müller, bora?




    Herta Müller, é uma romancista, poetisa, ensaísta alemã nascida em 17 de agosto de 1953 na Romênia e ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2009. Seu pai serviu durante a Segunda Guerra Mundial nas Waffen – SS. Em 1945 sua mãe foi deportada pelo regime comunista para a União Soviética, onde passou 5 anos em um campo de trabalho forçado na Ucrânia.
    Sua língua nativa é o alemão, aprendeu romeno apenas na escola. Concluiu os estudos na escola secundária Nikolaus Lenau. Herta, estudou literatura romena e alemã na universidade de Timisoara (Temeswar), tornando-se uma poeta e romancista. Durante esse período, comunicou Aktionsgruppen Banat, um grupo de escritores alemãs que eram contra a censura e a ditadura da época e defendiam a liberdade da expressão. Quando finalizou a graduação trabalhou como tradutora em uma fábrica entre 1977 e 1979. Foi despedida por não aceitar ser informante da polícia secreta, e após esse incidente foi perseguida pelo Securitate.

Herta Müller em 1992.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público

    Os primeiros anos no interior da Romênia foram primordiais para seus textos de contos Depressões, seu primeiro livro, saiu desfigurado pela censura da editora Kriterion, de Bucareste. Dois anos depois, chegou à Alemanha, após ser editado de forma sigilosa quando Müller se hospedou com uma editora alemã em uma estação de esqui sem neve nos Cárpatos romenos, chamando a atenção do serviço secreto. Foi esse livro que primeiro lhe rendeu reconhecimento, com prêmios na Alemanha e na Áustria, além de despertar o interesse da crítica por sua literatura.

Herta Müller em 2009.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público

    Herta, utiliza-se da língua alemã como um símbolo de resistência, seus textos de ficção traz a violência contra a minoria de fala alemã na Romênia da ditatura comunista.

Herta Müller em 2016.
Fonte: Wikimedia Commons; Domínio Público.

    Foi galardoada com o Nobel de Literatura de 2009 por "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados”, tornando-se a 12º mulher a recebê-lo, exatamente um século após a sueca Selma Lagerlöf o ter conquistado em 1909.

Esperamos que tenham gostado do texto, até a próxima (:


Por Débora Santos e Anelize Bahniuk

Referência
- Nobel de Literatura, O nobel de literatura 2009. 
Disponível em: http://nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2009/
Acesso em: 25 de março de 2021.

- Portal da Literatura, em foco, Herta Muller, 2010.
Disponível em:
https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=932
Acesso em: 25 de março de 2021.

Pra saber mais:
-Herta, companhia das letras, 2011.
Disponível em:

Comentários