- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Alice Ann Munro, mestre do conto contemporâneo
Bom dia, boa tarde, boa noite, vamos conhecer mais uma laureada do Nobel de Literatura?
Alice Ann Munro, nasceu no Canadá (Condado de Huron, Ontário) em 10 de julho de 1931. Alice ganhou uma bolsa de estudos por dois anos para cursar Jornalismo e Inglês, quando terminou a bolsa, começou a fazer trabalhos manuais para manter os estudos. Conheceu muito jovem Michael Munro, na Universidade de Western Ontario, sendo que em 1951 casaram e tiveram três filhas. Em 1963, juntamente com sua família, ela se mudou para Victoria, onde abriram uma livraria.
Alice Munro.
Fonte: Wolf Gang; Domínio Público.
Em 1968 foi publicado o primeiro livro da autora, com o título “Dance of the Happy Shades”, o qual foi muito comentado no Canadá. O livro possui quinze narrativas. As histórias presentes expõem pontos de vista distintos provenientes de cada fase da vida. A partir de fotografias, objetos e documentos, a escritora acessa o passado de suas protagonistas e cria várias perspectivas de uma mesma ocasião.
No ano de 1972, Alice se divorciou e voltou para sua província natal com suas filhas menores e dedicou-se a escrever e dar aulas na sua antiga universidade. Em 1976, Alice se casou com Gerald Fremlin.
Recebeu alguns dos mais importantes prêmios literários, como o Prêmio Nobel de Literatura em 2013 e o Man Booker Internacional Prize em 2009. Além disso, venceu três vezes o Prêmio Governador Gerald do Canadá para Ficção. A academia Sueca designou-a como “mestre do conto contemporâneo”. Vale ressaltar, que Alice foi a primeira escritora receber o Prêmio Nobel especializada em contos.
Alice Munro.
Fonte: Wolf Gang; Domínio Público.
Em sua carreira Alice escreveu cerca de 14 coleções de contos, Dance of the Happy Shades (1968) e a Vida Querida (2012) são alguns deles. Seus contos costumam acontecer nas cidades pequenas do Canadá, acompanham mulheres comuns em momentos extraordinários, histórias pessoais nas quais um evento cotidiano pode se tornar definitivo. As histórias da escritora também foram levadas para as telas por cineastas como Sarah Polley, Liza Johnson e Pedro Almodóvar.
Conheça os filmes baseados na obra da escritora canadense:
Boys and Girls – Canadá, 1983
Lives of Girls and Women – Canadá, 1994
Edge of Madness – Canadá/EUA, 2002
Longe Dela – Canada/Reino Unido/EUA, 2006
Canaan – Irã, 2008
Amores Inversos – EUA, 2013
Julieta – Espanha, 2016
Esperamos que tenham gostado do texto, até a próxima.
Por Débora Santos e Anelize Bahniuk
Referência
- Bazzoli, O. O espaço na configuração dos personagens em contos de Alice Munro, FCLAR, 2016. Disponível em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/141499/bazzoli_oom_me_arafcl.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Acesso em: 28 abr. 2021.
- TAUSKY, T.E. Alice Munro biocritical essay. In: Canadian literary archives. Disponível em http://www.ucalgary.ca/library/SpecColl/munrobioc.htm
Acesso em: 28 abr.2021.
Pra saber mais:
- Pecora, Luiza. Alice Munro nas telas conheça os filmes e series baseados na obrada da autora, mulher no cinema, 5 de julho de 2016.
Disponível em:
https://mulhernocinema.com/especiais/alice-munro-nas-telas-os-filmes-e-series-baseados-na-obra-da-autora/
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário