Donna Strickland, Nobel de Física, 2018

Donna Strickland: A terceira mulher a receber o Prêmio Nobel de Física

    Olá a todos e todas, vamos conhecer mais uma laureada do Nobel de Física? A mulher que revolucionou a ciência a laser.
    Donna Theo Strickland, nasceu em Guelph (Canada) no dia 27 de maio de 1959. Filha de Lloyd Strickland, engenheiro elétrico e Edith née Ranney, professora de inglês. Donna tem dois filhos e é casada com Douglas Dykaar, um consultor de óptica e eletrônica.
    Em 1997 cursou Engenharia Física na Universidade McMaster, em sua turma Donna tinha apenas duas colegas mulheres, em uma classe de 25 estudantes. Apaixonada pela sua área iniciou sua pós graduação em física no Instituto de Óptica, tornando-se em 1989 Doutora em Física pela Universidade de Rochester. Donan foi orientada por Gérard Mourou, na tese intitulada “desenvolvimento de um laser ultra-brilhante e aplicação para ionização multi-photon".
    Donna, foi pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá. Também trabalhou no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore sobre divisão a laser, em 1992. E desde 1997 trabalha na Universidade de Waterloo, a qual lidera um grupo de estudos com laser de alta intensidade. Donna foi a primeira mulher Professora Titular de Física na Universidade de Waterloo.
    A cientista foi a terceira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Física, depois de Marie Curie em 1903 e Maria Goeppert Mayer em 1963. Exatamente 55 anos desde a última vez que uma mulher recebeu este prêmio.
    Donna dividiu o prêmio com mais dois cientistas, o Arthur Ashkin, que desenvolveu um laser que é capaz de mover pequenos objetos e o Gérard Mourou, que, junto com Donna, criaram um método para amplificação de pulsos de laser, método que aumentou a extensão de um feixe de laser. A técnica desenvolvida por eles é usada em diferentes áreas da ciência, mas em especial na área médica, permitindo que médicos realizem milhões de cirurgias oculares corretivas a laser.
    Na coletiva após descobrir que recebeu o prêmio, a cientista se expressou da seguinte maneira “Obviamente, precisamos celebrar mulheres físicas porque nós estamos por aí e, com esperança, isso começará a avançar em um ritmo mais rápido a tempo”.

Esperamos que tenham gostado do texto, até a próxima.

Por Débora Santos e Anelize Bahniuk

Referência
- Donna Strickland: quem é a terceira mulher a ganhar o Nobel de Física, revista Galileu, 2018.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/10/donna-strickland-quem-e-terceira-mulher-ganhar-o-nobel-de-fisica.html
Acesso em: 03 jun. 2021.

Para saber mais

- Mulheres na Física: um pouco de história. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 669-672, 2017.
Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174087











Comentários