ESTHER DUFLO, NOBEL DE ECONOMIA, 2019

 ESTHER DUFLO E A ECONOMIA NO COMBATE À POBREZA

Olá, estimados leitores e leitoras, espero que estejam preparados para a nossa viagem de hoje! Vamos iniciá-la, então, na cidade de Paris/França, local em que, no dia 25 de outubro de 1972, nasceu Esther Duflo, uma mulher que se tornaria uma das principais economistas a desenvolver pesquisas visando combater a pobreza global.




O pai dela era professor de matemática e a mãe era pediatra. Além disso, a mãe também era envolvida em uma organização não governamental (ONG) de médicos que ajudavam crianças vítimas de guerra, então, além do trabalho regular, ela passava alguns períodos viajando para realizar o voluntariado. Isso fez com que, desde muito cedo, Esther pensasse sobre as diferentes experiências que crianças de diferentes lugares do mundo tinham e como ela era privilegiada. Daí, nasceu a vontade de utilizar a sorte que teve para, de algum modo, trabalhar no combate à pobreza.

De início, ela cursou História, pois sua ideia era, assim como a mãe, ter uma profissão e atuar em alguma ONG. Entretanto, no meio da graduação, ela percebeu que isso não seria totalmente satisfatório e que a profissão que escolhesse deveria ser voltada diretamente para o combate à pobreza. Incerta da carreira que seguiria, Esther decidiu tirar um ano para pensar e foi para a Rússia. Lá, trabalhou como assistente de economistas que estavam ajudando na transição do país do comunismo para o capitalismo, após o fim da Guerra Fria, e foi quando percebeu quão influenciáveis os economistas poderiam ser na política de um país. Então, ela decidiu cursar Economia, visando fazer ciência e desenvolver pesquisas que tivessem também impacto político.

Após completar suas graduações em História e Economia na École Superieure e na École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França, Esther se mudou para os Estados Unidos, em 1999, para realizar seu doutorado em Economia no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Lá, os professores Michael Kremer e Abhijit Banerjee já realizavam pesquisas na área de economia do desenvolvimento, utilizando pesquisas de campo. Após finalizar o doutorado, Duflo se envolveu nesse trabalho e, em 2003, com os dois professores, co-fundou o laboratório de pesquisa sobre a pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL).

Na pesquisa realizada pelo grupo, introduziu-se uma nova abordagem para obtenção de respostas confiáveis sobre as melhores formas de combater a pobreza global. A mesma consiste em dividir esse problema em questões menores, programar um experimento relacionado a temática e observar o efeito de intervenções. Com isso, busca-se mostrar quais investimentos têm maior impacto positivo na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Utilizando essa abordagem, desde a metade de 1990, eles realizam intervenções em diferentes áreas, usando experimentos de campo, visando melhorar resultados educacionais ou a saúde de crianças. Um exemplo desses estudos é apresentado no Quadro a seguir.


Fonte: Ted Talk (2010)

A abordagem experimental do trabalho realizado pelo grupo de Esther ajudou, inclusive, a derrubar algumas ideias preconcebidas que não são reais na prática. Por exemplo, algumas pessoas tem a ideia de que quando se ajuda uma família, faz-se com que ela trabalhe menos, o que popularmente é conhecido como “dar o peixe ao invés de ensinar a pescar”. Entretanto, os estudos realizados pela economista constataram que, na verdade, ocorre justamente o contrário, ou seja, pessoas que recebem ajuda tendem a utilizá-la de modo a suprir suas necessidades e continuam trabalhando para mantê-las supridas. Esther acredita que um único experimento não irá mudar a mentalidade de ninguém, mas que, passo a passo, o acúmulo de evidências científicas começará a fazer efeito.

A importância e relevância do trabalho desenvolvido por Esther Duflo fizeram que, em 2019, ela fosse laureada com o Prêmio Nobel de Economia “pelas suas abordagens experimentais para aliviar a pobreza global”, juntamente com seus colegas Abhijit Banerjee e Michael Kremer. Em uma entrevista concedida na Semana do Nobel, Esther disse acreditar que o número baixo de mulheres laureadas com o Nobel de Economia se deve, provavelmente, ao menor número de mulheres que perseguem essa carreira, se comparado a quantidade de homens economistas. Ainda, ela discute que isso pode ter relação com a educação das jovens meninas, que não são estimuladas a seguir nessa área, e que uma maneira de contornar isso é divulgar e discutir os diferentes caminhos que podem ser seguidos dentro da profissão, encorajando a participação das mulheres.


Esther Duflo - Crédito: Kris Krug (PopTech) via Flickr; Licença CC BY-SA 2.0

Esther é casada com o colega de pesquisa, Abhijit Banerjee, e com ele teve dois filhos: Noemie, de nove anos, e Milan, de sete anos. Atualmente, é professora de redução da pobreza e economia do desenvolvimento, no MIT, e, além de dedicar tempo à pesquisa e à família, pratica escalada indoor como hobbie, além de correr, jogar tênis e fazer caminhadas.

Em março de 2020, quando a pandemia do coronavírus foi decretada pela OMS, Esther concedeu uma entrevista ao jornal El País, na qual discutiu a situação de vulnerabilidade que as pessoas pobres de países em desenvolvimento se encontravam em meio à crise que se instalava, que poderia aniquilar décadas de progresso no combate à pobreza, caso os governos não se mobilizassem para evitar essa situação. A economista discutiu também que acreditava que, devido a pandemia e a recessão global, a data estabelecida nas Metas de Desenvolvimento Sustentável para eliminar a pobreza extrema, em 2030, teria que ser estendida. Entretanto, ela defendeu que, caso isso aconteça, a meta seja ampliada, já que a luta contra a pobreza nunca desaparecerá, de modo a sempre se buscar melhores condições de vida para a população.

 

 

CURIOSIDADES:

-    Foi a segunda mulher a receber o Nobel de Economia e a pessoa mais jovem a ser laureada na 

      mesma, aos 46 anos;

-    Recebeu a medalha John Bates Clark, em 2020, que homenageia economistas nos Estados Unidos;


-  Em 2011, o livro “Repensar a Pobreza”, escrito em parceria com o marido, recebeu o Prêmio Financial Times/Goldman Sachs na categoria Livro Econômico do Ano;


-   Foi escolhida para assessorar o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2013, em assuntos relacionados a economia do desenvolvimento.

 

Esperamos que vocês tenham gostado da viagem de hoje, estimados leitores e leitoras. Cuidem-se e até a próxima!

 

Marcia Gabriela Pianaro Valenga

Tatiana Simões


PARA SABER MAIS:

Vídeo “Esther Duflo, Prize in Economic Sciences 2019: Official interview(Esther Duflo, Prêmio em Ciências Economicas 2019: Entrevista Oficial)

Nesta entrevista, concedida ao comitê do Prêmio Nobel, Esther Duflo fala sobre as razões que a levaram a seguir na profissão de economista, a abordagem experimental utilizada pelo seu grupo e perspectivas futuras.

Ele pode ser visto na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=RqhW_0H7kw8

 

·         Vídeo Experimentos Sociais para Combater a Pobreza

Em uma palestra concedida ao Ted Talk, Esther Duflo detalha alguns dos experimentos de campo utilizados para responder questões relacionadas ao combate da pobreza global.

Ele pode ser visto na íntegra em: https://www.ted.com/talks/esther_duflo_social_experiments_to_fight_poverty?language=pt-br

 

·         Site “MIT Economics – Esther Duflo’’ (MIT Economia – Esther Duflo)

No site do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), podem ser encontradas informações de contato de Esther Duflo, bem como o currículo da economista, os trabalhos desenvolvidos por ela, dentre outros.

Ele pode ser acessado na íntegra em: https://economics.mit.edu/faculty/eduflo

 

REFERÊNCIAS:

EL PAÍS. Esther Duflo, Nobel de Economia: “As máquinas não adoecem. Temo que a crise estimule a automatização”. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-05-29/esther-duflo-nobel-de-economia-as-maquinas-nao-adoecem-temo-que-a-crise-estimule-a-automatizacao.html. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

ÉPOCA NEGÓCIOS. Conheça Esther Duflo, a segunda mulher a receber o Nobel de Economia e a pessoa mais jovem a ser laureada. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/10/conheca-esther-duflo-segunda-mulher-receber-o-nobel-de-economia-e-pessoa-mais-jovem-ser-laureada.html. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

EXPERT 2020. Esther Duflo, a segunda mulher a ganhar o Nobel de Economia. Disponível em: https://conteudos.xpi.com.br/expert/expert-2020-esther-duflo-a-segunda-mulher-a-ganhar-o-nobel-de-economia/. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

NOBEL PRIZE. Esther Duflo – Facts. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/economic-sciences/2019/duflo/facts/. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

NOBEL PRIZE. Esther Duflo – Interview Transcript. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/economic-sciences/2019/duflo/159466-duflo-interview-transcript/. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

TED TALK. Experimentos Sociais para Combater a Pobreza. Disponível em: https://www.ted.com/talks/esther_duflo_social_experiments_to_fight_poverty?language=pt-br. Acesso em: 10 jun. 2021.

 

UOL ECONOMIA. Quem é Esther Duflo, a segunda mulher a ganhar o Nobel de Economia. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2019/10/14/esther-duflo-um-enfoque-economico-diferente-sobre-a-pobreza.htm. Acesso em: 10 jun. 2021.


Comentários