Livro de Passatempos - Cientistas Negras: Brasileiras, volume 2

 Lançamento do Livro de Passatempos

Cientistas Negras: Brasileiras, volume 2


Este livro tem por objetivo contribuir com a Educação e a Divulgação Científica antirracista e feminista a partir de atividades lúdicas sobre as pesquisas e os projetos desenvolvidos por cientistas negras brasileiras, visibilizando e (re)conhecendo o trabalho dessas intelectuais. Este é o segundo volume do Livro de Passatempos da série temática "Cientistas Negras Brasileiras" do Projeto de Extensão Universitária “Meninas e Mulheres nas Ciências” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.

O material aborda, ao menos, uma cientista de cada uma das nove grandes áreas das Ciências, a saber: Agrárias; Biológicas; Saúde; Humanas; Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Exatas e da Terra; Engenharias; e Multidisciplinar.

Os passatempos presentes na obra foram idealizados e produzidos pelas Professoras Doutoras da Universidade Federal do Paraná: Camila Silveira (Departamento de Química), Alessandra Souza Barbosa (Departamento de Física), Claudemira Vieira Gusmão Lopes (Setor Litoral); pela Doutoranda da Universidade Federal do Paraná Bruna Carmona Bonifácio (Departamento de Design); pela Doutoranda da Universidade de Araraquara Rauany Cristina Lopes Francisco (Departamento de Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal); pela Doutora em Química Maria de Fátima Costa e pela estudante de Graduação em Química Jaqueline de Lima Ramos. As ilustrações são de Mariana Provenzi, designer egressa do Curso de Design da Universidade Federal do Paraná. E a revisão dos textos é da Mestra em Estudos Literários Dalila Jora.

As experiências das mulheres retratadas no livro possuem relação com seus trabalhos e os temas aos quais se dedicam são de extrema importância para toda a sociedade, como: diversidade, diferença, democracia, resistências, existências, ausências na política, crítica à voz única, relações étnico-raciais, presenças nas universidades e nos espaços de trabalho, ancestralidades, estruturas sociais, constrangimentos e tensões mas também estratégias de mobilização e possibilidades elaboradas por elas.

O livro potencializa a comunicação e a circulação das pesquisas científicas protagonizadas por cientistas pioneiras e potentes, por meio de caça-palavras, desenhos para colorir e palavras cruzadas. Consideramos estas linguagens um modo convidativo de informar e educar diferentes públicos.

Desejamos que o material incentive o desenvolvimento de práticas antirracistas e feministas, e colabore com a redução das injustiças sociais, por meio de uma educação científica humanizadora, inspirando a nossa e as futuras gerações.


Para acessar o arquivo do livro, clique na imagem abaixo:





Comentários

  1. Respostas
    1. Agradecemos pelo retorno e avaliação do material. Um abraço carinhoso de nossa equipe

      Excluir
  2. Parabéns às professoras idealizadoras do projeto. Precisamos muito de representações femininas e principalmente negras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Idália! Agradecemos por seu apoio e valorização ao material. Sigamos juntas pela representação feminina, ampliando nossos espaços de ocupação. Um forte abraço de toda a nossa equipe

      Excluir
  3. Parabéns a todas as envolvidas pela iniciativa e pelo lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos pelos cumprimentos e elogios ao nosso trabalho! Abraços de toda a equipe

      Excluir

Postar um comentário