EDITAL Seleção de Bolsistas 2023 - PROEC

 




EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE EXTENSÃO

 

O presente Edital rege o Processo Seletivo para implementação de 2 (duas) Bolsas de Extensão Universitária como requisito da CHAMADA INTERNA N°03/2023 - BOLSA EXTENSÃO 2023 - PROEC/UFPR.

 

PROJETO: Meninas e Mulheres nas Ciências

 

MODALIDADE DE BOLSA: Bolsa de Extensão

 

COORDENADORA: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva

 

1. DISCENTES PROVENIENTES

Podem participar do referido Edital estudantes regularmente matriculados(as) em Cursos de Graduação da Universidade Federal do Paraná.

 

2. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

A Bolsa prevê a realização das seguintes atividades: a) produção de materiais lúdico-educativos sobre Mulheres nas Ciências e assuntos correlatos; b) produção de conteúdo para as redes sociais do projeto; c) participação em oficinas e demais atividades desenvolvidas em escolas e/ou outras instituições educativas; d) organização de eventos promovidos pelo projeto; e) participação em reuniões de orientação e de equipe; f) escrita de trabalho e participação em congressos; e g) escrita e entrega de relatório de atividades.

 

3. LOCAL DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

As atividades serão desenvolvidas no Núcleo de Educação em Química da UFPR (campus Centro Politécnico, Departamento de Química), em escolas ou outras instituições educativas, sob orientação de docente da UFPR que integra a equipe do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências. 

 

4. CARGA HORÁRIA DEDICADA PELA(O) ESTUDANTE AO PROJETO

A carga horária semanal é de 12 horas.

 

5. VALOR DA BOLSA

A Bolsa tem o valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

 

6. PERÍODO DE ATUAÇÃO NO PROJETO

A(O) bolsista deverá atuar no Projeto de Extensão no período de maio a dezembro de 2023.

 

7. REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO DA BOLSA

7.1  Ser estudante regularmente matriculada(o) em Curso de Graduação da UFPR;

7.2  Ter disponibilidade de 12 horas semanais para executar o Plano de Trabalho;

7.3  Não receber Bolsa ou qualquer outro auxílio da UFPR, de outra instituição de ensino ou agência de fomento, nacional ou internacional, que exija exclusividade;

7.4  Ter conta corrente de sua titularidade, não sendo permitida conta de investimento ou conta poupança; a conta corrente para recebimento da Bolsa Extensão poderá ser de qualquer Banco no país e estar ativa (não bloqueada, não cancelada, nem inativa), de qualquer agência (A conta Nubank NÃO É ACEITA pelo Sistema de Administração Financeira – SIAFI GOV);

7.5  Ter conhecimento, com domínio de uso, sobre software de Design Gráfico; e

7.6  Ter conhecimento sobre o processo de produção de conteúdo para Blog e Redes Sociais.

 

8. FASES DA SELEÇÃO

A seleção será composta de etapa única, envolvendo:

8.1  Inscrição por e-mail, contendo: 1) Carta de Intenções com a justificativa/motivação para participação no Projeto de Extensão (nomear o arquivo como: CARTA DE INTENÇÃO_SEU NOME COMPLETO); 2) Histórico Escolar atualizado (nomear o arquivo como: HISTÓRICO ESCOLAR_SEU NOME COMPLETO); e 3) Currículo Lattes atualizado (nomear o arquivo como: CURRÍCULO LATTES_SEU NOME COMPLETO).

Todos os documentos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço eletrônico: mulheresnasciencias.ufpr@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar: SELEÇÃO_BOLSA_MENINAS E MULHERES NAS CIÊNCIAS.

Aguardar a confirmação de inscrição que será encaminhada por e-mail em até 24 horas após o recebimento.

 

9. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os critérios de seleção estabelecidos neste Edital são:

9.1 Análise da carta de intenções com a justificativa e motivação para participação do Projeto de Extensão e indicação do software de Design Gráfico que possui domínio;

9.2 Análise do Currículo Lattes; e

9.3. Análise do Histórico Escolar.

Serão selecionadas(os) as(os) candidatas(os) que demonstrem, por meio da Carta de Intenções, Currículo Lattes e Histórico Escolar, maior adesão aos objetivos do Projeto de Extensão.

 

10. CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS

 

ETAPA

DATAS

Lançamento do edital

17/04/2023

Período de inscrição

17/04/2023 a 23/04/2023

Divulgação do Resultado Final

26/04/2023

Implementação da Bolsa

até 28/04/2023

 

11. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

            A divulgação do resultado será feita no Blog do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências: https://meninasemulheresnascienciasufpr.blogspot.com/, no dia 26/04/2023.

 

Para esclarecimento de quaisquer dúvidas, entrar em contato com a Prof.ª Camila Silveira da Silva pelo e-mail: mulheresnasciencias.ufpr@gmail.com

 

Curitiba, 17 de abril de 2023.






Comentários