- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
QUEBRA-CABEÇAS
BERTHA LUTZ
No ano de 1926, a cientista franco-polonesa Marie Curie (1867-1934) esteve no Brasil acompanhada da cientista francesa Irène Curie (1897-1956), sua filha mais velha. Ambas participaram de uma série de atividades científicas, culturais, sociais e políticas. E o MMC/UFPR, junto com outros projetos, tem se dedicado a popularizar esse acontecimento.
A cientista brasileira Bertha Lutz (1894-1976) era Presidenta da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) quando Marie e Irène Curie estiveram no Brasil. A FBPF foi muito importante para que a visita ocorresse e os desdobramentos desta foram fundamentais para a luta pelos direitos das mulheres.
Estes quebra-cabeças foram produzidos no âmbito do projeto de pesquisa O Centenário da Visita de Marie Curie ao Brasil: potencialidades de um Circuito Expositivo para a promoção da sustentabilidade, Chamada Universal CNPq/MCTI Nº 10/2023 - Processo 409697/2023-0.
O projeto está centrado na importância da visita de Marie Curie ao Brasil e na necessidade de que este episódio seja amplamente conhecido pela população deste país, em razão de seu Centenário em 2026, considerando o potencial para promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Divulgação Científica.
Acompanhe as redes sociais do MMC/UFPR para se inteirar sobre as várias iniciativas envolvendo a Visita de Marie Curie ao Brasil.
Poste o resultado de seu quebra-cabeça nas redes sociais usando as #mariecurienobrasil #mariecurieesteveaqui #berthalutz
Nível Fácil
Nível médio
Nível Difícil
Jigsaw Planet
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário